Azia: tipos de tratamento e dicas de prevenção
Queimação no estômago, gosto ácido na boca, tosse, pigarro crônico, afonia, apneia dores no peito e até crises de asma noturna podem ser sintomas de Azia, patologia que acomete cerca de 10% dos adultos todos os dias.
Caracterizada pelo refluxo do suco gástrico para o esôfago (refluxo gastro-esofágico), a azia pode causar sérias complicações, como ulcerações no esôfago, diminuição do diâmetro esofágico e esôfago de Barrett, caracterizado por alterações específicas da mucosa do órgão e que pode aumentar a probabilidade de desenvolvimento do câncer de esôfago.
O tipo de alimentação e alguns hábitos de vida têm influência sobre a aparição da doença, portanto, é preciso evitar os alimentos muito gordurosos e condimentados, chocolate, frutas ácidas em excesso, bebidas alcoólicas e fumo.
Diagnóstico
O diagnóstico de refluxo geralmente é estabelecido através da endoscopia, seguida ou não de biópsia da mucosa do esôfago para documentar sinais de inflamação, eletromanometria, além do teste de monitorizarão do pH esofágico durante 24 horas, considerado o exame definitivo para o diagnóstico de refluxo.
Tratamento
Os medicamentos chamados de antagonistas do receptor-H2 (cimetidina, ranitidina e outros) reduzem a produção de ácido no estômago e podem ser muito úteis, assim como inibidores de bomba de prótons (omeprazol, lansoprazol, esomeprazol e outros).
Existem medicamentos como a Bromoprida, que aumentam a pressão do esfíncter esofágico inferior e auxiliam no tratamento do refluxo
Em certos casos, a cirurgia de fundoplicação, procedimento feito por laparoscopia, pode evitar o inconveniente de tomar medicação pelo resto da vida.
Dicas e Prevenção
- Elevar a cabeceira da cama a uma altura de 15 a 20 centímetros;
- Dormir deitado sobre o lado esquerdo costuma reduzir o refluxo;
- Fazer uma dieta alimentar balanceada;
- Não comer exageradamente nem tomar muito líquido para evitar distensão do estômago;
- Deitar-se três horas depois de uma refeição;
- Evitar fumo e ingestão de bebidas alcoólicas.
Os textos publicados no site do Hospital viValle têm caráter informativo e não substituem a consulta com especialistas.Para diagnósticos corretos e esclarecer dúvidas, consulte um médico.