Cerca de 2,3 milhões mortes, por ano, têm alguma ligação com a atividade que o trabalhador exerce

As doenças de trabalho aparecem devido ao esforço físico empreendido no ambiente corporativo. Em alguns casos a pessoa fica incapaz de trabalhar, necessitando de assistência médica especializada e em outros, é preciso tratamento fisioterapêutico, mas sem a suspensão do trabalho.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OTI), 2,3 milhões de mortes por ano têm algum tipo de ligação com a atividade exercida. Também estima-se que, anualmente, surgem mais de 160 milhões de casos de doenças relacionadas ao trabalho. Isso significa que 2% da população mundial, em média, são acometidas por algum tipo de enfermidade devido à atividade que exerce.

Confira as principais doenças que atingem profissionais:

Asma ocupacional: É o bloqueio longo e agudo das vias aéreas, causada pela inalação de substâncias alergênicas, como o algodão, borracha e linho, entre outras.

Dermatoses ocupacionais: embora seja benigna, em sua maioria, a avaliação é complexa e difícil. Alterações de pele e mucosa são causadas por agentes biológicos, físicos e principalmente químicos.

Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbio Osteomuscular Relacionadas com o Trabalho (DORT): são relacionadas aos movimentos repetitivos ou postura inadequada no trabalho. Ritmo intenso e pressão por produção são algumas das formas que o profissional adquire a doença.

Perda auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR): é uma diminuição constante da acuidade auditiva, decorrente da exposição contínua a níveis elevados de ruídos.

Pneumoconioses – Silicose e Abestose: são patológicas e causadas pela poeira sílica. A silicose é a principal pneumoconiose no Brasil, causada por inalação da poeira sílica livre cristalina (quartzo). Já com relação à Abestose, nosso país é um dos grandes produtores mundiais de asbesto, também conhecido como amianto, por ser uma substância cancerígena.

Saúde mental: As pessoas que desencadeiam ou agravam distúrbios psíquicos geralmente apresentam algumas reações, mudança de humor, irritabilidade, isolamento, agressividade e isolamento, sintomas que podem vir acompanhados de tonturas, dores e mal-estar geral.

 

Os textos publicados no site do Hospital viValle têm caráter informativo e não substituem a opinião de especialistas. Para mais informações, esclarecer dúvidas e diagnósticos corretos, consulte um médico.