Dia da Saúde e Nutrição é oportunidade para rever hábitos de vida

No dia 31 de março, o Brasil comemora o dia da Saúde e da Nutrição. Esta data foi criada para que a população reflita sobre seus hábitos alimentares e sobre a saúde de uma maneira global. Contribuindo com esse pensamento e assumindo a responsabilidade como instituição de saúde, o Hospital viValle dá dicas de bem estar.

Alimentar-se deforma saudável, é mais do que saciar a fome. É preciso equilibrar as refeições com os nutrientes que possam garantir o bom funcionamento do organismo, aumentando a qualidade de vida. O desequilíbrio alimentar pode levar a alterações físicas que podem acarretar doenças cardíacas, diabetes e obesidade.

Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente, 57% dos adultos brasileiros apresentam excesso de peso, e 21,3% dessas pessoas são obesas. Outro fator de relevância é que 72% das mortes no país são ocasionadas por doenças crônicas não transmissíveis, como o câncer, a diabetes, que têm como uma das causas a má-alimentação e o consumo de produtos ultraprocessados, ricos em açúcar, sal e gorduras.

A primeira dica para uma melhor nutrição é evitar o consumo de alimentos industrializados e muito processados. O consumo de alimentos frescos e mais naturais aliado a atividades físicas regulares dão os primeiros passos para uma mudança de hábitos e a melhoria da qualidade de vida. Outras dicas que podem ser bem valiosas são:

  • Evitar o consumo de alimentos muito calóricos, gorduroso ou salgados;
  • Reduza o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo;
  • Visite seu médico e faça os exames laboratoriais de rotina;
  • Beba água;
  • Consuma frutas, verduras e legumes;
  • Consuma cereais integrais;
  • Pratique exercícios regulares, pelo menos três vezes por semana;
  • Descanse, durma oito horas por noite.

Os textos publicados no site do Hospital viValle têm caráter informativo e não substituem a opinião de especialistas. Para diagnósticos corretos e esclarecer dúvidas, consulte um médico.