Equipe de Cuidados Paliativos viValle tem papel importante para qualidade de vida dos pacientes

Uma equipe formada por profissionais de diferentes áreas da assistência em saúde realiza o acompanhamento em cuidados paliativos no Hospital viValle. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e familiares que encaram diagnósticos de doenças incuráveis ou irreversíveis, os cuidados paliativos envolvem a prevenção e o alívio do sofrimento seja ele físico, psicossocial e espiritual.

Formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e psicólogos, objetivo da comissão de cuidados paliativos é sistematizar e oferecer mais conforto e apoio aos pacientes. Com foco inicial nos paciente oncológicos ou internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o benefício também está disponível a todos os pacientes do Hospital. Isso é possível porque a comissão pode ser solicitada pelos médicos, e assim trabalhariam em conjunto, avaliando o caso de forma global, e indicando o melhor manejo terapêutico para a dor.

O ideal é que a abordagem dos cuidados paliativos seja iniciada assim que um diagnóstico de doença progressiva seja realizado, como por exemplo o câncer, doenças neurodegenerativas, cardiopatias e nefropatias em estado avançado e SIDA, entre outras. Esse passo inicial pode permitir ao paciente maior autonomia, independência, promovendo uma maior qualidade de vida junto aos familiares e amigos por mais tempo.

Concomitantemente ao manejo da dor e do tratamento terapêutico adequado, a família também é foco do cuidado paliativo. A compreensão de momentos significativamente impactantes na rotina da família é fundamental para que o momento seja menos desgastante. O apoio e acompanhamento de equipe especializada aos familiares pode se estender até 72h após o falecimento, e tem o objetivo de auxiliar no processo de luto.

 

Humanização na assistência – No Hospital viValle, a política assistencial se baseia em um cuidado humanizado que procura lidar com o paciente de forma global. Há alguns anos, a equipe multidisciplinar que atua na UTI implantou um sistema de conferência diária dos casos, que proporciona flexibilidade ao Plano Terapêutico aplicado, impactando diretamente na qualidade de vida dentro da Unidade Intensiva.

A equipe de psicologia acompanha diariamente as famílias durante os boletins médicos e está disponível para os familiares e pacientes para auxílio durante a internação. Além de protocolos assistenciais humanizados, alguns aspectos físicos foram também implantados para o maior conforto, como a previsão de um acompanhante 24h por leito, e a monitorização silenciosa dentro dos quartos, que manda os sinais vitais diretamente ao posto de enfermagem.