Hospital viValle inaugura Centro de Trauma em São José
Em julho, o Hospital viValle iniciou as atividades do Centro de Trauma. Especializado no atendimento ao paciente politraumatizado, o Centro é composto por protocolos de atendimento aplicados por profissionais especializados dentro de um ágil fluxo de atendimento.
Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde (2011) quase 970 mil internações e mais de 145 mil mortes ocorrem anualmente em decorrência de traumas. Outros dados apontam, ainda, para mais de 400 mil pacientes que vivem com sequelas por toda a vida.
O trauma ocorre por causas não naturais: queimaduras, quedas, afogamentos, envenenamentos, ferimentos por armas brancas ou de fogo, agressões sem arma e, o mais relevante de todos, os acidentes de trânsito. Dr. Rodrigo Camargo, médico coordenador do Centro de Trauma no Hospital viValle, explica que o trauma é a principal causa de morte de pessoas entre 1 e 44 anos de idade nos países desenvolvidos, e no mundo é a terceira causa de mortalidade.
A alta taxa de ocorrência desse tipo de lesão, bem como o comprometimento da qualidade de vida do paciente que se recupera, levou ao surgimento de cursos de especialização e a elaboração de protocolos assistências com foco exclusivo. “Pacientes atendidos em centros especializados em trauma possuem mortalidade 20% menor em relação aos atendidos em hospitais gerais”, explica Dr. Camargo.
O Centro de Trauma está preparado para o atendimento global do paciente com múltiplos traumas, e tem o objetivo de reverter lesões possivelmente fatais ou que tenham potencial para deixar sequelas.
Atendimento especializado – Toda a estrutura de Pronto Atendimento, Laboratório de Análises Clínicas, de Diagnóstico por Imagem, Salas Cirúrgicas e alas de internação do Hospital viValle estão preparadas para o novo serviço. “No Centro de Trauma a diferença é a estruturação de equipes, protocolos institucionais, materiais e fluxos para poder receber e atender o paciente de trauma”, esclarece Dr. Camargo.