Icterícia pode ser causada por várias doenças

Nosso sangue contém hemácias, que são responsáveis pela coloração vermelha. Quando essas hemácias ficam velhas, após aproximadamente 120 dias de vida, elas vão para o baço e são destruídas. Nesse processo, é liberado um subproduto chamado bilirrubina, que tem uma coloração amarelo-esverdeado.

A bilirrubina também deve ser metabolizada, sendo o fígado responsável por essa função. A corrente sanguínea faz o transporte entre os órgãos. No fígado, a bilirrubina se transforma em uma substância solúvel em água e é enviada para o trato gastrointestinal. No intestino, as bactérias processam a substância mais uma vez, e a bilirrubina dá a coloração característica das fezes.

Durante esse processo todo, uma pequena quantidade de bilirrubina pode escapar para a corrente sanguínea, e é normal verificar baixos níveis em exames laboratoriais. A icterícia surge quando, por algum motivo, ocorre um acúmulo maior de bilirrubina no sangue. O excesso de pigmentação acaba “vazando” para as mucosas, pele e para a parte branca dos olhos, dando a aparência amarelada que caracteriza a icterícia.

Tipos e causas - A bilirrubina pode se acumular na corrente sanguínea por alguma condição que cause a destruição de grande quantidade de hemácias. Nesse caso, o baço mandaria para o fígado uma quantidade de bilirrubina que o órgão não pode processar.

Algumas dessas condições causadoras desse excesso são o uso de algumas drogas específicas, a ingestão de substâncias intoxicantes como o gás arsênico e o chumbo, infecções como a malária e a leptospirose, defeitos nas próprias hemácias e doenças autoimunes.

Também pode ocorrer que o fígado, apesar de processar a bilirrubina que recebe, não consegue enviá-la aos intestinos. Nesse caso, a icterícia pode estar sendo causada por hepatites virais, cirrose hepática, cirrose biliar, obstrução das vias biliares por cálculos e até mesmo câncer no fígado ou pâncreas.

Tratamento – Para tratar a icterícia é preciso verificar a causa do sintoma. E a partir daí decidir o melhor tratamento. Em casos de hepatites virais, o tratamento é domiciliar e sintomático, mas podem ser necessárias intervenções cirúrgicas nos casos de obstrução biliar por cálculos.

De qualquer forma, alterações na coloração das fezes e urina e aparência amarelada da pele e mucosas podem indicar icterícia. Um médico deve ser procurado e só com exames mais específicos é que a causa da icterícia pode ser detectada e tratada.

Os textos publicados no site do Hospital viValle têm caráter informativo e não substituem a consulta com especialistas. Para diagnósticos corretos e esclarecer dúvidas, entre em contato com um médico.