Meningite pode ser causada por diversos microrganismos

A meningite é uma doença que pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e outros tipos de germes. Ela é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, que são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Apesar de ser associada frequentemente a crianças, a meningite pode acometer pessoas de todas as idades. Os sintomas mais frequentes são: febre alta e abrupta, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele, conhecidas como petéquias.

Crianças com menos de um ano de idade merecem atenção especial. Os sintomas podem ser menos evidentes e é preciso observar se a moleira está tensa ou elevada, se a criança está irritada, inquieta e com choro persistente. A rigidez corporal, com ou sem convulsões, é outro aspecto que deve ser observado.

Como existem diversos microrganismos causadores da meningite, existem também tratamentos específicos para cada tipo. Mas em todos os casos o paciente precisa ser hospitalizado e permanecer em isolamento por até três dias. Dependendo do agente causador, familiares precisam tomar medicação para evitar o desenvolvimento da doença.

O paciente em tratamento fica isolado porque a forma de contágio é de pessoa por pessoa, através das vias aéreas. Algumas doenças como a caxumba, sarampo e rubéola também podem causar meningite.

Para evitar a meningite é necessário manter boas condições de higiene pessoal e do ambiente domiciliar. Além disso, é muito importante observar o calendário de vacinação infantil e mantê-lo em dia.

Os textos publicados no site do Hospital viValle têm caráter informativo e não substituem a consulta médica. Para um diagnóstico correto procure um médico infectologista e esclareça suas dúvidas.