O cabelo pode passar por mudanças depois de um tratamento quimioterápico
A Quimioterapia para o tratamento do câncer tem o objetivo de controlar a multiplicação das células doentes. Mas esse processo acaba atingindo células saudáveis causando alguns efeitos colaterais da terapia, como a queda de cabelo.
Quando o cabelo volta a crescer, aproximadamente após três meses de encerrado o tratamento, podem ser observadas algumas mudanças. Fios que antes eram lisos e grossos podem ser agora finos e crespos. A cor também pode mudar, existem casos em que pacientes jovens ficam grisalhos e ruivos se tornam mais alourados.
Mas porque isso acontece? As células capilares se renovam com rapidez, e são afetadas pelo tratamento quimioterápico na área responsável pela espessura e simetria dos fios, a matriz. Por isso, nascem fios com formatos diversos, mudando o aspecto geral do cabelo.
Em geral, após aproximadamente um ano, os fios ficam mais homogêneos, mas não é possível garantir que o cabelo volte ao que era antes do tratamento.
Os textos do site do Hospital viValle são de caráter informativo e têm suas informações validadas por especialistas. Para mais informações, entre em contato com um médico oncologista e tire suas dúvidas.