Saiba mais - Pronto Atendimento
O que é um Pronto Atendimento? Um Pronto Atendimento médico é uma unidade de serviço de saúde preparada para atender pacientes sem agendamento prévio. Esses atendimentos podem ser casos de baixa ou alta complexidade, mas precisam de atendimento emergencial. O Hospital viValle, projetou o seu Pronto Atendimento para oferecer um atendimento emergencial completo e de qualidade, evitando a necessidade de realizar exames fora do Hospital. Para isso, o Pronto Atendimento viValle conta com um laboratório de análises clínicas, um centro de diagnóstico por imagem e um serviço de hemodinâmica. Assim, em apenas uma visita o paciente já é encaminhado para o tratamento mais adequado. Mesmo com investimentos constantes em estrutura, o Hospital possui uma capacidade de atendimento que pode ser excedida em algumas circunstâncias, mas em nenhum momento pode deixar de atender e receber os pacientes que chegam. Apesar de manter um grande número de profissionais para o atendimento, a limitação física pode gerar um maior tempo de espera para a realização de exames ou tomar medicação. Mas como é esse processo? No Pronto Atendimento do Hospital viValle, todas as suas queixas serão investigadas para diagnosticar o problema e afastar a possibilidade de doenças mais graves que podem representar riscos à vida. Essa investigação demanda tempo para que seja possível realizar todos os exames solicitados. Para os exames laboratoriais, depois de colhido o material, o paciente deve considerar a complexidade para a sua realização. O laudo laboratorial é um documento que deve ser elaborado criteriosamente, respeitando os processos técnicos particulares de cada exame. Em relação aos exames de diagnóstico por imagem, é importante saber que são exames com alta demanda, pois permitem ao médico avaliar com clareza o que incomoda o paciente. Mais uma vez, deve ser respeitado o procedimento correto para a realização de cada exame: radiografias podem ser pedidas em diferentes posições e um exame de tomografia leva aproximadamente 40 minutos para ser realizado. Finalizada a captação das imagens, o radiologista elabora um laudo, que auxilia o médico do Pronto Atendimento a indicar o melhor tratamento para a queixa inicial. Lembramos que os exames podem ser solicitados com a aplicação do contraste e que outras particularidades, como investigação de diferentes áreas, podem estender esse tempo. Depois da realização do exame, os resultados serão analisados por um médico especialista, que precisa de aproximadamente duas horas para concluir sua análise com segurança e qualidade. Após a análise dos exames e de acordo com a história e exame físico do paciente, o médico pode prescrever receita para medicação em casa ou solicitar internação hospitalar para dar continuidade no tratamento iniciado no Pronto Atendimento. Para que o paciente possa aguardar com conforto, o Pronto Atendimento viValle possui instalações com 140m², equipados com 21 leitos, poltronas para medicação e mais 8 leitos do Hospital Dia. O Hospital viValle acredita na assistência em saúde com qualidade e busca oferecer ao seu paciente um Pronto Atendimento que, além de um serviço de emergência, é a primeira etapa de um completo atendimento médico.
Lembre-se: Algumas épocas do ano ou padrões climáticos podem gerar movimentos atípicos no Pronto Atendimento. No inverno e no tempo muito seco, aumentam casos de gripe, alergias e outras doenças das vias respiratórias. Nesses períodos o tempo de espera para o atendimento pode ser maior. |