Saiba como prevenir a desidratação
Um grande número de pessoas chega aos hospitais com queixas de fraqueza, indisposição, boca e pele seca, além de dificuldades para respirar e tonturas. Na maioria das vezes, estes são sintomas de desidratação causada pelas altas temperaturas típicas do verão.
O suor, lágrimas e urina são alguns dos fatores que podem causar a desidratação se a quantidade de líquido não for reposta no organismo. As altas temperaturas também tornam o ambiente mais propenso a vírus e bactérias que causam vômitos e diarreia, que também desidratam o corpo.
A desidratação pode ser leve, moderada e grave, neste último caso podendo levar até a morte. Os sintomas que merecem atenção são a queda de pressão arterial, taquicardia e tonturas. Nestes casos, o paciente deve ser encaminhado imediatamente a uma unidade de saúde.
Nos dias de calor mais intenso, é recomendável evitar exercícios físicos muito intensos, além de beber água durante todo o dia. Procure ingerir frutas suculentas como melancia e melão, não se exponha ao sol por muito tempo, evite bebidas alcoólicas e prefira roupas leves.
Os textos publicados no site do Hospital viValle têm caráter informativo e não substituem a consulta com especialistas. Para um diagnóstico correto procure um médico e esclareça suas dúvidas.