TPM: entenda melhor o que acontece antes da menstruação

Para muitas mulheres, e também para os homens que vivem com elas, o período que antecede a menstruação é um momento delicado.  A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas que foi definida como Síndrome na década de 50, e que deve ser tratada, pois afeta a vida da mulher, biológica, psicológica e socialmente.

Existem alguns tipos de TPM e os sintomas são bem característicos:

  • Tipo A: principal sintoma - ansiedade. Pode apresentar também agressividade, irritabilidade e tensão nervosa;
  • Tipo H: principal sintoma – retenção de líquidos. Apresenta inchaço, volume no abdômen, dores mamárias e até ganho de peso;
  • Tipo C: principal sintoma - dor de cabeça. Pode apresentar também cansaço e grande desejo de comer doces;
  • Tipo D: principal sintoma – depressão. Apresenta também alterações do sono, insônia, crises de choro, desânimo e falhas na memória.

As causas da TPM ainda não foram isoladas, o que é mais provável, e ainda é objeto de estudos e pesquisas, é que as alterações hormonais possam interferir no sistema nervoso central, causando os transtornos observados.

Quando os sintomas são muito fortes, um médico ginecologista pode indicar alguma medicação de apoio para aumentar a qualidade de vida da mulher e algumas mudanças de hábitos podem ajudar no combate a TPM.

Praticar exercícios regularmente, eliminar a cafeína, abandonar o tabagismo, evitar consumo excessivo de bebidas alcoólicas, buscar formas de reduzir o estresse, diminuir o consumo de sal e aumentar a ingestão de líquidos são dicas para minimizar os sintomas.

Os textos publicados no site do Hospital viValle têm caráter informativo e não substituem a consulta médica. Para um diagnóstico correto procure um médico ginecologista e esclareça suas dúvidas.