Troca saudável: substitua os alimentos refinados por integrais e ganhe qualidade de vida
O alimento integral é considerado a principal fonte de fibra que, em geral, falta no cardápio dos brasileiros. Além das fibras, que auxiliam o funcionamento intestinal, ajudam a reduzir os níveis de glicose e colesterol, os alimentos integrais são ricos em vitaminas A, B, B2 e B5 e em minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Apesar de estarem associados às dietas, os alimentos integrais possuem as mesmas ou até mais calorias que os alimentos refinados. A diferença é que, como são absorvidos pelo corpo mais lentamente, saciam a fome mais rapidamente. Quem opta pelos integrais acaba tendo melhor controle de peso ou até mesmo perdendo, caso siga uma dieta.
O site do Hospital viValle sugere uma lista de alimentos integrais para que você possa iniciar a substituição de alguns ingredientes da sua alimentação diária:
- Arroz integral
- Açúcar mascavo
- Farinha de trigo integral
- Centeio (grãos, farinha, flocos)
- Cevada em grão (cevadinha)
- Trigo em grão
Os alimentos integrais aumentam a quantidade de bactérias benéficas - conhecidas como lactobacilos - no intestino e diminuem a quantidade daquelas que podem causar doenças. Para auxiliar na ação das fibras contidas nesses alimentos deve-se ingerir aproximadamente 2 litros de água por dia.
Os textos publicados no site do Hospital viValle têm carater informativo e não substituem a opinião de especialistas. Para diagnósticos corretos e esclarecer dúvidas, consulte um médico.