Úlceras Pépticas têm tratamento, mas podem ser evitadas
Úlceras são feridas que podem ocorrer em várias partes do corpo, como na boca (aftas), na pele e no intestino. As Úlceras Pépticas são feridas que ocorrem no duodeno, que é o seguimento onde o estômago encontra com o intestino delgado. Quando ocorrem no estômago, são chamadas gástricas e, mais raramente, podem ocorrer no esôfago.
As lesões são geralmente causadas por infecção do estômago pela bactéria Helicobacter Pylori (H.pylori), mas isso não significa que a presença da bactéria seja determinante para o desenvolvimento das úlceras. Muitas pessoas possuem a bactéria no trato digestivo e intestinal e não desenvolvem a ferida.
Outros fatores podem influenciar o surgimento da úlcera péptica:
- O consumo excessivo de álcool;
- O tabagismo;
- O uso regular de aspirina;
- O uso regular de anti-inflamatórios como o ibuprofeno ou naproxeno;
- Estar sob tratamento radioterápico;
- Histórico familiar.
Os sintomas que, denunciam um possível quadro de úlcera são a sensação de dor ou queimação no estômago, aguda ou intermitente, geralmente é aliviada com antiácidos, vômito com sinal de sangue e fezes escurecidas.
Para o tratamento, pode ser utilizada uma combinação de medicamentos que têm como objetivo eliminar a bactéria H. pylori e reduzir a acidez estomacal. Mas é muito importante seguir as recomendações médicas e o tratamento com a medicação indicada corretamente, evitando a automedicação. Para evitar o surgimento de úlceras pépticas, evite o fumo, consuma álcool moderadamente e evite a ingestão regular de aspirinas ou anti-inflamatórios.
Os textos publicados no site do Hospital viValle têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.