Você conhece os sintomas do AVC?
O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral, acontece quando há o entupimento ou o rompimento de vasos sanguíneos que irrigam o cérebro. Esse acidente provoca a paralisia das áreas cerebrais afetadas, que ficaram sem a irrigação necessária.
Alguns fatores de risco do AVC são a idade, genética e sexo, portanto, não podem ser mudados. Mas existem fatores que estão ligados a hábitos mais saudáveis de vida e que podem ser minimizados com atenção e tratamento. Para prevenir um AVC deve-se controlar a pressão arterial, a diabetes mellitus, as doenças cardíacas, a enxaqueca, o uso de anticoncepcionais hormonais, a ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo, o sedentarismo (falta de atividades físicas) e a obesidade.
Reconhecer os sintomas de um AVC é muito importante para prestar o atendimento emergencial ao paciente. O rápido atendimento é fundamental para minimizar os efeitos negativos do derrame. Conheça os principais sintomas:
- Alterações na visão ou cegueira;
- Sensação de formigamento nos braços, pernas ou rosto;
- Dificuldades para realizar movimentos simples, como engolir;
- Dor de cabeça intensa e repentina;
- Dificuldades para manter o equilíbrio e caminhar.
- Fala confusa;
- Incompreensão do que os outros dizem;
- Diminuição ou perda da força de um membro ou todo um lado do corpo.
Os textos publicados no site do Hospital viValle têm caráter informativo e não substituem a consulta médica. Para um diagnóstico correto procure um médico cardiologista e esclareça suas dúvidas.