Boletim ONA Educare | "Redução de erros e tempo de espera"
Um exame de troponina é geralmente solicitado para pessoas com dor torácica, a m de certicar se houve infarto do miocárdio ou outra lesão cardíaca. O desao do laboratório LabviValle, do Hospital Vivalle, de São José dos Campos/SP, foi reduzir o número de erros e o tempo de espera pelo resultado do exame. O LabviValle realiza em média 50 mil exames por mês.
Objetivo: Medir o tempo de liberação dos principais exames laboratoriais (Troponina e Lactato), reduzir o número de erro de coleta das amostras, priorizar o teste dentro do laboratório e reduzir o tempo de atrasos para liberar espaço dentro do equipamento de bioquímica.
O que foi feito: Implantação de nova metodologia para Troponina Quantitativa. A coleta para as troponinas passou a ser feita somente em tubo heparinizado, e é realizado um teste qualitativo que utiliza sangue total heparinizado antes do quantitativo, pois o resultado sai em 10 minutos e não é necessário equipamento. Como o índice de troponinas positivas em relação às negativas é baixo, essa ação reduziu os custos e o tempo de entrega. Apenas os testes positivos são quanticados na triagem. Foi instalado um painel de urgências dentro do laboratório.
Os exames de Troponina, Lactato ou Dimero são cadastrados no sistema e aparecem no painel da técnica, com o nome do paciente, setor e horário em que o material deu entrada. Ao lado do horário aparece um relógio, como se fosse um cronômetro, que indica que o tempo para liberação está se esgotando. Caso ele se esgote, o painel muda de cor (de azul para vermelho), o que chama bastante a atenção dos responsáveis pela execução e liberação do exame. Os testes nos equipamentos de bioquímica foram redistribuídos. O laboratório também adquiriu um equipamento exclusivo para Lactato e Dimero, que funciona como backup de bioquímica no caso de manutenção do equipamento de rotina.
Resultados: Com a implantação da nova metodologia para Troponina Quantitativa foi possível comunicar aos médicos que uma troponina está positiva em até 15 minutos após a entrada do exame. A entrega do resultado quantitativo é feita em até 30 minutos.