Sala de Imprensa

Diálogo UNIVAP | "Instituto de Ensino e Pesquisa viValle/Univap e os Profissionais de Enfermagem"

O Instituto de Ensino e Pesquisa viValle (IEP viValle), em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), realizaram, dia 4 de maio, o evento "8 Passos na Prevenção de Complicações em PICC: Qual a Melhor Prática?".


PICC é uma sigla em inglês para “Cateter Central de Inserção Periférica de Longa Permanência”. Esse cateter é indicado, e vem sendo largamente utilizado, para pacientes em terapia intravenosa, como em tratamentos quimioterápicos, imunobiológicos ou no caso de o paciente precisar de nutrição parental prolongada, por exemplo. O PICC também é muito utilizado em UTIs neonatais. O uso do PICC está associado ao menor risco de complicações mecânicas (de manipulação e aplicação da medicação) e infecciosas. O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) reconhece o uso do dispositivo, mas prevê que os profissionais devem ser habilitados e constantemente treinados para a correta indicação, manipulação e manutenção.


Com a participação de mais de 100 enfermeiros de diferentes instituições da região, o encontro gratuito foi realizado no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos.


Para falar sobre a temática do encontro, a convidada especial foi a Enfermeira Estadunidense Kathy Kokotis. Com mais de 25 anos de experiência na área de Acesso Vascular, Kathy é atualmente Diretora Global de Desenvolvimento Clínico na BARD e autora de inúmeros artigos sobre Economia em Acesso Vascular e Desenvolvimento de Equipes em PICC.

A BARD Medical é uma empresa que promove serviços e produtos em saúde, com uma tradição de mais de 100 anos em desenvolver e criar produtos e serviços que possam atender necessidades específicas de profissionais da saúde e de pacientes. Atualmente, além de possuir uma linha de produtos cirúrgicos, a BARD é líder em três áreas: Vascular, Urologia e Oncologia.


De acordo com os organizadores do evento, o treinamento contínuo de profissionais assistenciais é fundamental para que os padrões de Segurança do Paciente sejam sempre respeitados e alinhados às boas práticas, prevenindo eventos adversos e preparando as equipes para corrigir possíveis intercorrências.


IEP viValle foi criado em 2005 como um departamento do Hospital viValle, que promove encontros científicos na área da saúde por intermédio de cursos de aperfeiçoamento, palestras, conferências e outras atividades educativas. Além das reuniões clínicas dos diferentes núcleos de especialidades, o IEP oferece também eventos gratuitos para médicos, profissionais na área da saúde e público em geral.

Para ver o link original, clique aqui.