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De cada 10 hospitais de excelência pela ANS, 7 são acreditados ONA

Lista indica instituições que podem ter maior reajuste nos contratos com operadoras de planos de saúde.

Atender padrões de segurança do paciente e de gestão e demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua são requisitos para que um hospital seja considerado de excelência. Dos 135 que se enquadram nessa categoria, de acordo com a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, 98 são acreditados pela ONA – Organização Nacional da Acreditação.

“A divulgação da lista pela ANS é importante para mostrar que hospitais com excelência na gestão podem ser recompensados, inclusive financeiramente. Além disso, é essencial para que mais hospitais tenham interesse pela acreditação”, explica Dra. Maria Carolina Moreno, Superintende da ONA.

Os hospitais que fazem parte da lista da ANS são os que podem ter maior reajuste nos repasses feitos pelas operadoras de planos de saúde. O aumento determinado pela Agência é de 105% do IPCA quando não há outro índice estabelecido por contrato.

A acreditação da ONA pode ocorrer em três níveis: Acreditado (nível 1), Acreditado Pleno (nível 2) e Acreditado com Excelência (nível 3). Para chegar à excelência, um hospital precisa ter alto grau de maturidade institucional, com cultura organizacional voltada para a melhoria contínua dos processos. Além disso, atende aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, e apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

A metodologia de acreditação da ONA é reconhecida pela ISQua - International Society for Quality in HealthCare. O processo de avaliação é voluntário, ou seja, a inciativa parte da própria instituição e tem como objetivo aprimorar os processos, aumentar a qualidade e promover a segurança do paciente. “É também um processo contínuo de educação de toda a equipe”, avalia a superintendente. Mesmo depois de acreditada, a instituição precisa aprimorar constantemente seu atendimento e gestão, identificar fragilidades e desenvolver soluções para sanar falhas e evitar que aconteçam novamente.

A ONA acredita não apenas hospitais, mas também ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação.

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente e na gestão da qualidade. Sua metodologia de acreditação é reconhecida pela ISQua, associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

Com 17 anos de atuação e mais de 500 instituições certificadas, a ONA se consolidou como a principal acreditação de saúde do país.

Seus manuais são específicos para nove diferentes tipos de estabelecimentos: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação.

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